segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012


Dia: 06/02/2012
Primeira Leitura: 1º Reis 8, 1-7.9-13

Conduziram a arca da aliança ao Santo dos Santos
e uma nuvem encheu o templo do Senhor


Naqueles dias:
1Então convocou Salomão junto de si em Jerusalém os anciãos de Israel e todos os chefes das tribos e os chefes das famílias israelitas, para irem buscar na cidade de Davi, em Sião, a arca da aliança do Senhor.2Todos os israelitas se reuniram junto do rei Salomão no mês de Etanim, que é o sétimo, durante a festa.3Vieram todos os anciãos de Israel e os sacerdotes tomaram a arca do Senhor. 4Levaram-na, assim como a Tenda de Reunião e todos os utensílios sagrados que havia no tabernáculo: foram os sacerdotes e os levitas que os levaram. 5O rei Salomão e toda a assembléia de Israel reunida junto dele conservavam-se diante da arca. Sacrificavam tão grande quantidade de ovelhas e bois que não se podia contar. 6Os sacerdotes levaram a arca da aliança do Senhor para seu lugar, no santuário do templo, no Santo dos Santos, debaixo das asas dos querubins. 7Pois os querubins estendiam as suas asas sobre o lugar da arca, e cobriam por cima a arca e os seus varais. 9Na arca só havia as duas tábuas de pedra que Moisés ali depusera no monte Horeb, quando o Senhor fez aliança com os israelitas, depois que saíram da terra do Egito. 10Quando os sacerdotes saíram do lugar santo, a nuvem encheu o templo do Senhor, 11de modo tal que os sacerdotes não puderam ali ficar para exercer as funções de seu ministério; porque a glória do Senhor enchia o templo do Senhor. 12Então disse Salomão: O Senhor declarou que habitaria na obscuridade. 13Por isso, edifiquei uma casa para vossa residência, um lugar onde habitareis para sempre. - Palavra do Senhor.

Salmo Responsorial(131)

REFRÃO: Subi, Senhor, para o lugar de vosso pouso!
1. Ouvimos dizer que a arca estava em Éfrata, nós a encontramos nas campinas de Jaar. Entremos em sua morada, prostremo-nos diante do escabelo de seus pés. - R.
2. Levantai-vos, Senhor, para vir ao vosso repouso, vós e a arca de vossa majestade. Vistam-se de justiça os vossos sacerdotes, e jubilosos cantem de alegria vossos fiéis. Pelo nome de Davi, vosso servo, não rejeiteis a face daquele que vos é consagrado. - R.


Evangelho: Marcos 6, 53-56


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Marcos - Naquele tempo, 53Navegaram para o outro lado e chegaram à região de Genesaré, onde aportaram. 54Assim que saíram da barca, o povo o reconheceu. 55Percorrendo toda aquela região, começaram a levar, em leitos, os que padeciam de algum mal, para o lugar onde ouviam dizer que ele se encontrava. 56Onde quer que ele entrasse, fosse nas aldeias ou nos povoados, ou nas cidades, punham os enfermos nas ruas e pediam-lhe que os deixassem tocar ao menos na orla de suas vestes. E todos os que tocavam em Jesus ficavam sãos. - Palavra da salvação.

06/02
São Paulo Miki e companheiros Mártires
(mártires)
São Paulo Miki que celebramos hoje, juntamente com os companheiros máritires, nasceu em Kioto (Japão) no século XVI, era de nobre família que lhe proporcionou o batismo quando pequeno. Depois de catequista São Paulo Miki caminhou para o Sacerdócio dentro da Companhia de Jesus com o carismas bem definido missionário do Reino de Deus, a semelhança do Cristo Sacerdote e missionário São Paulo Miki conhecia profundamente a língua, cultura e costumes budistas de forma que pôde na ousadia do Espírito Santo anunciar e salvar almas com Jesus nos diversos ambientes, já que era um grande pregador e pastor.
Aconteceu que ferozmente começou a perseguição dos cristãos no Japão, por isso Paulo foi preso em Osaka e levado com companheiros para sofrerem em Nagasaki humilhações até o martírio; tendo dentre eles os meninos : Luís(11 anos), Antônio(13 anos) e Tomás (14anos).

Depois da presença de São Francisco Xavier, rapidamente o Japão chegou a 300.000 fiéis, e agora era a hora dos 26 santos de hoje regarem com o sangue as tantas sementes lançadas a trinta anos atrás. Sendo assim São Paulo Miki preso com os irmãos, posicionou-se como missionário japonês e declarou: "Não há outro outro Caminho de salvação fora daquele que os cristãos seguem".

São Paulo Miki com seus companheiros corajosos e com ar de alegria aceitaram o supremo testemunho do sangue em 1595, pois todos morreram crucificados em 1595.